Peter Callesen é figura de destaque na arte contemporânea dinamarquêsa, na verdade é o seu trabalho que atrai toda a atenção merecida. Com uma faca e o domínio exato da composição, ele transforma a folha de papel A4 comum em contos e jogo visual de palavras projetando-se da folha.
O papel tem sido o material preferido de Peter Callesen nos últimos anos. Ele trabalha quase que exclusivamente com papel branco e uma grande parte de sua arte é feita de folhas de tamanho A4. "O papel fino branco dá as esculturas uma fragilidade, que destaca o tema do trágico e romântico dos meus trabalhos " observa o artista.
Callesen diz ter encontrato um material comum, " que todos nós somos capazes de relacionar-se, e que ao mesmo tempo, a folha de papel A4 é neutra e aberta para encher com significado diferente."
O artista leva aproximadamente duas semanas para concluir cada escultura, que depois de prontas são vendidas por preços que chegam a R$ 7.500.
Atualmente, os trabalhos de Callesen estão em exposição nos museus Trapholt e Kunstmuseet Køge Skitsesamling, na Dinamarca, e no museu Bellerive, em Zurique, na Suíça.
Veja algumas das esculturas do artista
Half Way Through, 2006
White Hand, 2007
Human Ruin, 2008
Human Ruin (detail), 2008
Human Ruin (detail), 2008
"A brancura, o exemplar ideal puro de algo real, bem como a direção vertical coerente na maioria dos meus trabalhos de papel, também pode indicar o aspecto de algo platônico ou religiosa. " Peter Callesen
The Roots of Heaven, 2009
Fall, 2008
Impenetrable Castle, 2005
Impenetrable Castle (detail), 2005
Mirage, 2004
Mirage (detail), 2004
Hanging Image, 2008
Paper ladders, 2003
Para saber mais sobre o artista e seu trabalho acesse www.petercallesen.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário