quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Quem sou eu


Escher "Auto-retrato"

Esta semana um amigo me perguntou por que eu ainda não escrevi quem sou eu no meu blog. Respondi que não poderia escrever a respeito pelo simples fato de que o meu “eu” está em constante mudança, em construção, e assim teria que atualizar o “quem sou eu” com considerável freqüência.

Afinal, se acredito ser a soma de todos os momentos vividos, sejam eles bons ou ruins, e de todas as experiências adquiridas, não vejo o porquê ter pressa para escrever sobre mim, se ainda tenho muito a me conhecer e viver.

O fato é que a constante busca pelo conhecimento, sabedoria e evolução sempre levam o homem a questionar o seu próprio “eu”, e assim inicia-se a busca pelo autoconhecimento.

Grandes filósofos e personalidades contribuíram com suas reflexões sobre o tema. Compartilho, abaixo, algumas de suas citações.

"O que pensas de ti próprio é muito mais importante do que o que os outros pensam de ti."
Séneca

"Sabemos muito pouco o que somos e menos ainda o que podemos ser."

George Byron [Lord]


"Nunca é demasiado tarde para seres aquilo que devias ter sido."

George Sand


"Se não podes ser o que és, sê com sinceridade o que podes."
Henrik Ibsen



"Sou amanhã, ou noutro dia futuro, o que estabeleço hoje. Sou hoje o que estabeleci ontem ou noutro dia anterior"
James Joyce



"Algum dia, em qualquer parte, em qualquer lugar, indefectivelmente, encontrar-te-ás a ti mesmo e essa, só essa, pode ser a mais feliz ou a mais amarga das tuas horas"
Pablo Neruda



"É indispensável conhecermo-nos a nós próprios; mesmo se isso não bastasse para encontrarmos a verdade, seria útil, ao menos para regularmos a vida, e nada há de mais justo."

Blaise Pascal



"Conhece-te a ti mesmo. Máxima tão perniciosa quanto feia. Qualquer pessoa que se observe cessa o seu próprio desenvolvimento. A lagarta que tentasse 'conhecer-se bem' jamais se tornaria uma borboleta."

André Gide


"Quem conhece os outros é sábio;
Quem conhece a si mesmo é iluminado."
Lao-Tsé



"Aprendi a conhecer-me a mim próprio, e certamente desde então nunca mais ri ou escarneci de ninguém que não fosse eu próprio."

Gotthold Lessing



"Como se pode conhecer a si mesmo? Nunca por meio da contemplação, mas por meio da acção."

Johann Goethe



"Considero o conhecimento de si mesmo como uma fonte de preocupações, de inquietações e de tormentos. Tenho-me frequentado o menos possível."
Anatole France



"Para viver uma existência autenticamente pessoal, a pessoa deve estar presente em si mesma, no seu próprio eu. Sem isso ser-lhe-á impossível encontrar o tu do outro."


Textos Cristãos

"O nosso próprio eu é o mais difícil de dominar."
Textos Budistas


"Não vemos as coisas como são: vemos as coisas como somos."

Anais Nin


"É necessário ter o caos cá dentro para gerar uma estrela."
Nietzsche


“Onde é que se pode encontrar o teu próprio eu? Sempre no mais profundo encantamento que experimentaste.”

“Não há nada essencial no interior que não seja ao mesmo tempo percebido no exterior.”

Hugo Hofmannsthal



"Evitai de vos observar ao microscópio. Bons olhos, sem vidros, voltados para o que vos cerca é quanto basta."
Joaquim Nabuco



“Para se saber um mínimo sobre si próprio, é necessário saber tudo sobre os outros”
“Só as pessoas superficiais sabem do que são feitas”
Oscar Wilde



"A nossa maior ilusão é acreditar que somos o que pensamos ser."


"O homem que não tem vida interior é escravo do que o cerca."
Henri Amiel



"Não queiras conhecer tudo, deixa um espaço livre para te conhecer."
Vergílio Ferreira


Quem olha para fora, sonha. Quem olha para dentro, desperta”

“Tudo o que nos irrita nos outros pode levar-nos a um entendimento de nós mesmos”

Carl Jung


"Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é."
Caetano Veloso


"Todos nós somos um mistério para os outros... e para nós mesmos."

Érico Veríssimo




"Não sou da altura que me vêem, mas sim da altura que os meus olhos podem ver"

Fernando Pessoa



"Que podemos saber? Que somos, ao fim e ao cabo? [...] Aspiramos a ser anjos, mas temos instintos de bestas."

Arthur Conan Doyle



"Sou um ser distinto para cada pessoa que me conhece. Sei-o, vejo-o. E nada me embaraça tanto como estar ao mesmo tempo com pessoas para quem sei que sou um tipo diferente"

Luigi Pirandello


"Foi só um momento, e vi-me. Depois já não sei sequer dizer o que fui"

Fernando Pessoa



"Somos o que somos por efeito do que se é e não do que se acumulou sobre isso. O que se acumula apenas coordena o que já se é no nível a que se vai ser"

Vergílio Ferreira


“Sou um monte intransponível no meu próprio caminho”

“Passei a vida tentando corrigir os erros que cometi na minha ânsia de acertar.”

“É difícil perder-se. É tão difícil que provavelmente arrumarei depressa um modo de me achar, mesmo que achar-me seja de novo a mentira de que vivo.”

“O que verdadeiramente somos é aquilo que o impossível cria em nós.”

"a única verdade é que vivo.
Sinceramente, eu vivo.
Quem sou?
Bem, isso já é demais...."
Clarice Lispector



"Sou o que sou
porque vivo da minha maneira...
Você procurando respostas olhando pro espaço,
e eu tão ocupado vivendo...
Eu não me pergunto,
Eu faço!"
Raul Seixas




As citações foram selecionadas do site www.citador.pt

Um comentário:

  1. Compreendo que definir "quem sou eu" não seja tarefa muito fácil. Por outro lado, acredito que a cada fase da vida existem elementos essenciais, ingredientes, pensamentos e posturas de caráter, de enfrentamento e de relação com o mundo, pessoas e universo;com a vida, com a compaixão e o amor que nos propicia uma reflexão interior de auto conhecimento.E assim, a cada ciclo ou momento sabemos "quem sou eu".Definir ou conceituar quem sou eu não significa ter tudo pronto dentro de sí a qualquer momento da vida ou que seja eterno. O que é básico e com princípios em mim é o quem sou eu. E Hoje. Seja em qual for a fase da vida."(...)não vejo o porquê ter pressa para escrever sobre mim, se ainda tenho muito a me conhecer e viver". Ok. Aí eu te pergunto:"Mas o que você é ou se tornou até agora? Viver em constantes mudanças e aperfeiçoamento do "Eu" é evoluir e, portanto, saber "quem eu sou". Quem é você na essência ou quanto você já se conhece? Será que as cobranças desse mundo veloz, líquido, dessa modernidade do tempo fluído, não nos dá conta do tempo que procuramos para viver? Tempo intangível e voraz. Fazer, fazer, fazer...ser, ser, ser.
    Vivemos uma geração que se amolda ou é mutante.
    O que nos diz ou toca nossos sentidos esse mundo que passa diante de nós, em todos os lugares, instantâneo?
    Porquê também as cobranças do mundo externo ou da vida nos "obrigam" a dizer "quem sou eu".
    Pensadores e filósofos fazem indagações e reflexões para nos ajudar a cada momento que o lemos durante a vida refletir sobre o que somos,onde estamos dentro de nós e para onde estamos indo.
    Gostei da seleção dos filósofos e personalidades que você escolheu. Beijos.

    Compartilho algumas "filosofadas" com você...rs.

    "Eu não consigo deter o meu cérebro, diminuir o meu ritmo. Sinto-me como uma locomotiva, uma velha locomotiva que se precipita nos trilhos e que não poderá jamais parar, porque o combustível que lhe dá a sua potência vertiginosa, o seu carvão, é o mundo. Tudo o que sinto, vejo, escuto se engolfa no forno do meu espírito e o impele e faz funcionar a pleno vapor" - Page, MARTIN - de Como me tornei estúpido.

    "Quanto mais me elevo, menor eu pareço aos olhos de quem não sabe voar." (Nietzsche)

    "Quando eu leio a Bhagavad-Gita e reflito sobre como Deus criou este universo tudo o mais parece supérfluo." (Einstein)

    "A Gita invoca ao nosso humanitarismo a dedicação do corpo, da mente e do espírito para o puro [suddha] compromisso [dharma], evitando que nos tornemos presas da volúpia, mercê de impulsos indisciplinados e desejos aleatórios." (Gandhi)

    "Quem é capaz de ver o todo é filósofo; quem não, não." (Platão)

    "Quem olha para fora sonha, quem olha para dentro desperta." (Jung)

    "Há algo que fica imantado à existência de um ser: são os feitos, os pensamentos, as idéias e as palavras que caracterizam sua vida" ...do livro A Herança de Si Mesmo.
    "O amor a si mesmo deve levar cada um a aperfeiçoar seu caráter, sua conduta e seus conhecimentos da vida".Logosofia

    "Descobrir-se como mistério é como abrir as janelasde uma casa que nunca experimentou a maravilha da luz do sol"..do Livro Amor, Mística e Angústia.

    ResponderExcluir