sábado, 17 de julho de 2010

As línguas mais faladas no mundo

Aproveitando o tema do post anterior, que tal conferir a lista das 50 línguas mais faladas?


1. Mandarim (chinês) - Brunei, Camboja, China, Indonésia, Malásia, Mongólia, Filiipinas, Singapura, África do Sul,Taiwan, Tailândia.
Total de falantes em milhões:    885,0


2. Espanhol -  Andorra, Argentina, Belize, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, República Dominicana, Equador, El Salvador, Guiné Equatorial, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Espanha, Uruguai, Estados Unidos, Venezuela.
Total de falantes em milhões:  332,0

3. Inglês -  Austrália, Botsuana, Brunei, Camarões, Canadá, Eritréia, Etiópia, Ilhas Fiji, Gâmbia, Guiana, Índia, Irlanda, Israel, Lesoto, Libéria, Malásia, Micronésia, Namíbia, Nauru, Nova Zelândia, Palau, Papua-Nova Guiné, Samoa, Seychelles, Serra Leoa, Singapura, Ilhas Salomão, Somália, África do Sul, Suriname, Suíça, Tonga, Reino Unido, Estados Unidos, Vanuatu, Zimbábue, e diversas ilhas do Caribe.
Total de falantes em milhões:   322,0

4. Bengali -  Bangladesh, Índia, Singapura.
Total de falantes em milhões: 189,0

5. Hindi - Índia, Nepal, Singapura, África do Sul, Uganda.
Total de falantes em milhões:  182,0

6. Português -  Angola, Brasil, Cabo Verde, França, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe.
Total de falantes em milhões:   170,0

7. Russo -  China, Israel, Mongólia, Rússia, Estados Unidos.
Total de falantes em milhões:  170,0

8. Japonês -  Japão, Singapura, Taiwan.
Total de falantes em milhões:   125,0

9. Alemão -  Áustria, Bélgica, Bolívia, República Checa, Dinamarca, Alemanha, Hungria, Itália, Casaquistão, Liechtenstein, Luxemburgo, Paraguai, Polônia, Romênia, Eslováquia, Suíça.
Total de falantes em milhões:  98,0

10. Chinês -  China.
Total de falantes em milhões:  77,2

11. Javanês -  Indonésia, Malásia, Singapura.
Total de falantes em milhões:   75,5

12. Coreano -  China, Japão, Coréia do Norte, Coréia do Sul, Singapura, Tailândia.
Total de falantes em milhões:  75,0

13. Francês -  Andorra, Bélgica, Burkina Fasso, Burundi, Camarões, Canadá, Congo, Zaire, Djibuti, França, Gabão, Guiné, Haiti, Luxemburgo, Mauritânia, Mônaco, Ruanda, Senegal, Seichelles, Suíça, Vanuatu.
Total de falantes em milhões:   72,0

14. Vietnamita -  Vietnã, China.
Total de falantes em milhões:   67,7

15. Telugo -  Índia, Singapura.
Total de falantes em milhões:   66,4

16. Cantonês (chinês) -  Brunei, China, Costa Rica, Indonésia, Malásia, Panamá, Filipinas, Singapura, Tailândia, Vietnã.
Total de falantes em milhões:  66,0

17. Marati -  Índia.
Total de falantes em milhões:  64,8

18. Tâmil -  Índia, Malásia, Ilhas Maurício, Singapura, África do Sul, Sri Lanka.
Total de falantes em milhões:  63,1

19. Turco -  Bulgária, Chipre, Grécia, Macedônia, Romênia, Turquia, Usbequistão.
Total de falantes em milhões:  59,0

20. Urdu -  Afeganistão, Índia, Ilhas Maurício, Paquistão, África do Sul, Tailândia.
Total de falantes em milhões:  58,0

21. Min nan (chinês) -  Brunei, China, Indonésia, Malásia, Filipinas, Singapura, Taiwan, Tailândia.
Total de falantes em milhões:  49,0

22. Jinyu (chinês) -  China.
Total de falantes em milhões:  45,0

23. Gujarati -  Índia, Quênia, Paquistão, Singapura, África do Sul, Tanzânia, Uganda, Zâmbia, Zimbábue.
Total de falantes em milhões:  44,0

24. Polonês -  República Checa, Alemanha, Israel, Polônia, Romênia, Eslováquia.
Total de falantes em milhões:  44,0

25. Egípcio -  Egito.
Total de falantes em milhões: 42,5

26. Ucraniano -  Polônia, Eslováquia, Ucrânia.
Total de falantes em milhões:  41,0

27. Italiano -  Croácia, Eritréia, França, Itália, San Marino, Eslovênia, Suíça.
Total de falantes em milhões:  37,0

28. Xiang (chinês) -  China.
Total de falantes em milhões:  36,0

29. Malaio -  Índia, Singapura.
Total de falantes em milhões: 34,0

30. Hakka (chinês) -  Brunei, China, Indonésia, Malásia, Panamá, Singapura, Suriname, Taiwan, Tailândia.
Total de falantes em milhões:  34,0

31. Kannada -  Índia.
Total de falantes em milhões:  33,7

32. Oriya -  Índia.
Total de falantes em milhões:  31,0

33. Panjabi (ocidental) -  Índia, Paquistão.
Total de falantes em milhões:  30,0

34. Sunda -  Indonésia.
Total de falantes em milhões:  27,0

35. Panjabi (oriental) -  Índia, Quênia, Singapura.
Total de falantes em milhões:  26,0

36. Romeno -  Hungria, Israel, Moldávia, Romênia, Sérvia e Montenegro, Ucrânia.
Total de falantes em milhões:  26,0

37. Bhojpuri -  Índia, Ilhas Maurício, Nepal.
Total de falantes em milhões:  25,0

38. Azerbaijano -  Afeganistão, Irã, Iraque, Síria, Turquia.


Total de falantes em milhões:  24,4

39. Farsi (ocidental)  -  Irã, Iraque, Omã, Catar, Tajiquistão, Emirados Árabes Unidos.
Total de falantes em milhões:  24,3

40. Maitili -  Índia, Nepal.
Total de falantes em milhões:  24,3

41. Hauçá -  Benin, Burkina Fasso, Camarões, Gana, Nigéria, Níger, Sudão, Togo.
Total de falantes em milhões:  24,2

42. Algeriano -  Argélia.
Total de falantes em milhões:  22,4

43. Birmanês  -  Bangladesh, Mianmá.
Total de falantes em milhões:  22,0

44. Servo-croata - Bósnia-Herzegovina, Croácia, Macedônia, Sérvia e Montenegro, Eslovênia.
Total de falantes em milhões:  21,0

45. Gan (chinês) - China.
Total de falantes em milhões:  20,6

46. Awadhi  -  Índia, Nepal.
Total de falantes em milhões:  20,5

47. Tailandês -  Singapura, Tailândia.
Total de falantes em milhões:  20,0

48. Holandês -  Bélgica, França, Países Baixos, Suriname.
Total de falantes em milhões:  20,0

49. Iorubá -  Benin, Nigéria.
Total de falantes em milhões:  20,0

50. Sindi  - Afeganistão, Índia, Paquistão, Singapura.
Total de falantes em milhões:  19,7


Observações importantes
• Muitas das línguas da tabela são, tecnicamente, dialetos. Mas elas foram listadas de modo separado porque são suficientemente diferentes umas das outras para serem mutuamente incompreensíveis.
• Entre os países listados nos idiomas espanhol, inglês, português, francês e servo-croata não estão incluídos aqueles nos quais menos de 1% da população fala tal idioma como primeira língua.
• A população de falantes por idioma é apenas estimada. O idioma servo-croata é também denominado sérvio, croata ou bósnio, dependendo do grupo étnico ou político dos falantes.

Informações obtidas no Klickeducação

Nenhum comentário:

Postar um comentário