quarta-feira, 21 de julho de 2010

Análise do infográfico online “A peek into Netflix queues” do jornal The News York Times



No infográfico onlineA peek into Netflix Queues” (Uma olhada por dentro das listas da Netflix) publicado pelo jornal estadunidense The New York Times em janeiro de 2010 observa-se o levantamento de dados dos filmes mais alugados de 2009, via Netflix, um serviço de aluguel de filmes e games pela internet, nas 12 regiões mais populosas dos Estados Unidos.

A organização desse cruzamento de informações aliada aos dados extras, como média de avaliação dos filmes dada pela imprensa e crítica do jornal à obra, chamaram a atenção de internautas e profissionais da área. O infográfico recebeu mais de 130 comentários e um convite da Society of News Design (Sociedade de Design de Notícias) para que os criadores explicassem em um artigo todo o processo de criação.

The New York Times “A peek into Netflix queues” foi criado por Amanda Cox, Matthew Bloch, Jo Craven McGinty e Kevin Quealy (editor gráfico) e direção gráfica de Steve Duenes e Matt Ericsson.

O editor gráfico do projeto, Kevin Quealy, relatou no artigo “The making of the NYT’s Netflix graphic”, no site da SND, que a parte mais difícil da criação do trabalho foi o desenho da interface. “A ideia era criá-la facilmente navegável para que o usuário acessasse os dados de forma interativa”, conta. Ele queria que os leitores fossem capazes de encontrar um filme rapidamente, e acima de tudo, dar a eles uma idéia de quais filmes eram mais populares e quais foram mais aclamados pela crítica.


Kevin Quealy diz ter esboçado umas dez versões da interface, mas nenhuma era boa: “Existem dois principais elementos de navegação – cidades e filmes – mas o mapa, em si, ainda precisaria ser o foco do gráfico.”
Na versão final do infográfico, o menu de regiões (quadrados abaixo) subiu para a lateral direita do mapa.


De fato, uma página visualmente agradável para que o internauta consiga entender claramente as possibilidades de navegação representa um grande desafio.

Foram relacionados os dados de Metascore, os dados de aluguéis da Netflix, as regiões dos Estados Unidos e a crítica do jornal NYT.

Cruzamento de informações : dados de Metascore (acima, esquerda), os dados de aluguéis da Netflix (abaixo, esquerda), as regiões dos Estados Unidos (acima, direita) e a crítica do jornal NYT (abaixo,direita)






A interatividade do infográfico é simples (fácil), pois com poucos cliques a informação é atualizada sem a necessidade de recarregar a página. A interface é limpa, ou seja, não há acúmulo de dados ou exagero de cores. Isso possibilita a fácil navegação no site, além de não causar dispersões por parte do leitor.

O infográfico possibilita ao internauta a análise por filme (o sucesso de um filme em 12 regiões diferentes) ou por região (quais filmes foram mais bem sucedidos em determinada região).

Além disso, o internauta tem a possibilidade de ler as críticas escritas pelos próprios jornalistas do NYT.

Mesmo o infográfico possuindo um grande banco de dados, a transmissão das informações não foi prejudicada devido a elaboração de uma arquitetura eficiente.

Leia mais sobre a arquitetura da informação do infográfico em http://www.scribd.com/doc/34622850

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