terça-feira, 16 de junho de 2009

De onde vieram os nomes das notas?

Como uma boa estudante de violino e apreciadora de música "sinfônica" ou "de concerto" (é isso aí, o termo "clássico" refere-se apenas a um período da história da música, o Classicismo- época de Mozart-, que veio depois do Barroco- de Bach- e antes do Romantismo- de Mahler) não poderia deixar de postar sobre a origem dos nomes das notas musicais.

"Apesar de registros de notações musicais na Grécia Antiga e entre os chineses do século III, apenas em St. Gall (Suíça), quase mil anos mais tarde, as notas passaram a ser marcadas com maior precisão. Para os nomes das notas, os povos de língua anglo-germânica adotaram letras, de A a G, enquanto os de língua latina seguiram o hino a São João Batista, introduzido nas aulas de Guido d’Arezzo, no século XI: UT queant laxis, REsonare fibris, MIra gestorum, FAmuli tuorum, SOLve polluti, LAbii reatum, Sancte Ioannes. (Para que possam ressoar as maravilhas de teus feitos com largos cantos, apaga os erros dos lábios impuros, ó São João).
Há algumas hipóteses sobre a substituição de Ut (até hoje utilizado na França) por . Uma delas a atribui ao musicólogo Giovanni Battista Doni, no século XVII; outra, ao teórico Giovanni Maria Bononcini, autor do tratado Il Musico Prattico, publicado em 1673. A razão pela qual ocorreu a mudança é incerta. Acredita-se que foi para facilitar a pronúncia nos exercícios de solfejo. O teria sido retirado da palavra Dominus (“Senhor”, em latim)."

Texto retirado do site da Osesp: www.osesp.art.br















Olha que gracinha!!!!!!!!!!!!! Meu namorado não é lindo?
Como ele me incentivou a construir este blog, nada mais justo do que ele ser meu primeiro post.